Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
4 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 4 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Dúvida sobre estado do violino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida sobre estado do violino

Mensagem  Hericles em 4/3/2014, 00:36

Em uma conversa com o Luthier Paulo Tavares, ele me disse que problemas como o afundamento
do tampo é comum em violinos antigos e caso estabilizado não seria um problema.
Na sua opinião isso é verdade ? um pequeno afundamento no tampo não perde em som ou em valor ?
Pode-se comprar um violino assim sem dores de cabeça ?
Há alguma forma (se realmente necessário) de corrigir o problema ?

grato,

Hericles

Pontos : 4
Reputação : 1

Re: Dúvida sobre estado do violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 4/3/2014, 11:27

hericles escreveu:Em uma conversa com o Luthier Paulo Tavares, ele me disse que problemas como o afundamento
do tampo é comum em violinos antigos e caso estabilizado não seria um problema.
Na sua opinião isso é verdade ? um pequeno afundamento no tampo não perde em som ou em valor ?
Pode-se comprar um violino assim sem dores de cabeça ?
Há alguma forma (se realmente necessário) de corrigir o problema ?

grato,
Olá nobre amigo Hericles! Tudo bem?
.
Em partes concordo com Tavares, pois violinos antigos em geral são extremamente problematicos, pois muitos agentes externos durante a existência de determinado violinos vão influência em problemas futuros.
.
Se o violino não for bem acondicionado ao longo do tempo, pode provocar fungos, pode ter problemas com cupim, umidade, tudo isso provoca deformações na madeira.
.
Isso não ocorre com violinos novos, pelo menos nos primeiros anos, tem pouca probabilidade de sofrer com tais problemas. Mas, se o violino não for bem construído ou for muito fino ou até menos feito com madeira verde como os Eagles VK 644 e VK 544 que são feitos com madeira verde americana, podem sofrer deformações na região do cavalete e alma. Se a alma for mal colocada atravessando o alinhamento com o pé direito do cavalete na horizontal ou muito distante do pé do cavalete em acima de 6 mm. Pode sim provocar o afundamento do tampo, assim como a alma mais curta na altura do que os tampos inferior e superior. Expor ele ao sol ou sereno da noite, tudo deforma a madeira, provocando o afundamento! Pois a pressão em quilos exercida pelas cordas através do cavalete sobre o tampo superior é em torno de 70 quilos.
.
Evidentemente que os violinos mais antigos tem maior incidência de tais problemas do que violinos novos.
.
Mas se o luthier fizer um reparo na região ou colocar na configuração correta e estabilizar o problema não avançando o violino não terá maiores problemas.
.
Em questão financeira, é claro que influência sim, pois o comprador vai avaliar os problemas e supostos problemas que olhe sem conhecimentos técnicos de lutheria. Isso faz que o violino sem problemas sendo antigo se valorize ainda mais. É mesma coisa, observo as pessoas perguntando ao vendedores se o violino a venda tem ou teve alguma rachadura! É uma pergunta comum! Já demostra a preocupação com uma intervenção do luthier ou problemas futuros! E qualquer problema visivel já desvaloriza o violino.
.
Em relação ao som, todo violino deve passar por manutenção anual ou seja de ano em ano tem que levar o violino no luthier para fazer as manutenções! Se não fizer, mesmo sendo um violino perfeito vai perder o som sim.
.
Então um afundamento a princípio já altera o som em geral para pior, pois se trata de um problema! O ideal é levar o violino no luthier urgente para realizar reparos!
.
Depende do valor, do violino, enfim tem que avaliar a opção, pode compensar comprar um violino ou não! É uma questão em particular de cada caso!
.
Quanto o que pode ser feito: levar no luthier e fazer orçamento para o reparo.
.
Se precisar de meus serviços como luthier, estou a sua disposição.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Hericles em 4/3/2014, 11:53

Muito obrigado Leo, esclareceu a minha dúvida !

Deus abençoe.

Hericles

Pontos : 4
Reputação : 1

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 4/3/2014, 12:13

Hericles escreveu:Muito obrigado Leo, esclareceu a minha dúvida !

Deus abençoe.

Amém. Precisando estou a sua disposição!
.
Um forte abraço!
.
Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 03:25

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: