Violino Brasil
Últimos assuntos
» Que Breu usar?
13/3/2017, 10:38 por Zanca

» STRADIVARIUS
10/3/2017, 22:02 por JOAO VICTOR VICENTE

» [VENDA] Violino Alemão
10/3/2017, 09:45 por brunopgg

» Troca de kit do violino
10/3/2017, 07:44 por Jhony18

» Cavalete Diferença
4/3/2017, 20:54 por Robson Oliveira

» Breus ??
3/3/2017, 08:31 por Zanca

» Arco (tipos, qualidade, partes, peso, dúvidas e etc...)
27/2/2017, 12:09 por Zanca

» Viola de arco qual a melhor?
24/2/2017, 13:51 por allegro ma non presto

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
21/2/2017, 08:44 por Bruno Fabrini

Quem está conectado
10 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 10 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Èbano Vs Jacarandá / Pau Brasl Vs Pernambuco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Èbano Vs Jacarandá / Pau Brasl Vs Pernambuco

Mensagem  morolimat1 em 8/2/2014, 04:45

Bom dia pessoal,

Como resolvi resolvi retomar meus estudos no violino estou lendo bastante sobre o assunto e buscando entender mais sobre o instrumento.
  Tenho lido algo sobre a qualidade das madeiras usada nos violinos e vi que em relação a sonoridade estão dizendo que o jacarandá e melhor que o ébano, porém muitos músicos ainda preferem o ébano por sua "nobreza".

Li também uma pesquisa de um mestre archeteiro que desenvolveu uma máquina para testar as propriedades de transmissão das vibrações das madeiras utilizadas em arcos e ele afirma que a Madeira Pernambuco é melhor que o Pau Brasil na Confecção de arcos.

Então gostaria de opiniões quanto a estes materiais, e de indicações de literatura em português sobre o Violino.

Deus Abençoe a todos.

morolimat1

Pontos : 14
Reputação : 1

Re: Èbano Vs Jacarandá / Pau Brasl Vs Pernambuco

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 11/2/2014, 11:50

morolimat1 escreveu:Bom dia pessoal,

Como resolvi resolvi retomar meus estudos no violino estou lendo bastante sobre o assunto e buscando entender mais sobre o instrumento.
  Tenho lido algo sobre a qualidade das madeiras usada nos violinos e vi que em relação a sonoridade estão dizendo que o jacarandá e melhor que o ébano, porém muitos músicos ainda preferem o ébano por sua "nobreza".

Li também uma pesquisa de um mestre archeteiro que desenvolveu uma máquina para testar as propriedades de transmissão das vibrações das madeiras utilizadas em arcos e ele afirma que a Madeira Pernambuco é melhor que o Pau Brasil na Confecção de arcos.

Então gostaria de opiniões quanto a estes materiais, e de indicações de literatura em português sobre o Violino.

Deus Abençoe a todos.

O jacarandá e Ebano são madeiras muito duras utilizadas na confeçção dos Kits de montagem (Cravelhas, Estandarte, Queixeira) e claro no espelho do violino.
.
Já a questão da pesquisa do mestre archeteiro, ele deve ter bebido gasolina e anda falando bobagens.
.
Pau-Brasil é uma madeira dura e vermelha, porém com propriedades de flexibilidade, utilizada na confeção de arcos para violino. O nome cientifico é Cesalpinea echinata, é madeira de lei e tem um outro nome conhecido de Pau-Pernambuco. Portando a afirmação dele não procede e nem é correta, pois se trata da mesma madeira.
.
Três materiais usados na confeção de arco: Fibra de carbono, pau cobra e pau Brasil.
.
As literaturas brasileiras são raras e escassas. Mas pode ler o livro do Toby Faber: Cinco violinos e dois Stradivarius. Tem o livro da Mariana sobre os Golpes de Arcos. São livros interessantes. Só vai conseguir comprar livro usado, novo é complicadissimo. Depois eu te passo o nome de outros livros que eu tenho.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3772
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: