Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
5 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 5 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Como estudar e ter inspiração para tocar?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como estudar e ter inspiração para tocar?

Mensagem  Mezaki em 4/2/2014, 09:30

Olá pessoal,
Espero que vocês possam me compreender, mas nesses últimos dias estou com dificuldade para poder ter um estudo mais proveitoso. Tenho tentado muitas alternativas e nenhuma delas consegue me prender tanto quanto tentar tocar uma musica nova.
O que devo fazer para ter um estudo mais proveitoso, e como conseguir inspiração? Se puderem me ajudar agradeceria  Very Happy 

Mezaki Massaru Hagio

Última edição por £ëø Mø®£ix em 10/3/2015, 16:45, editado 2 vez(es) (Razão : Dificuldades com estudo.)

Mezaki

Pontos : 13
Reputação : 1

Re: Como estudar e ter inspiração para tocar?

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 4/2/2014, 12:34

Mezaki escreveu:Olá pessoal,
Espero que vocês possam me compreender, mas nesses últimos dias estou com dificuldade para poder ter um estudo mais proveitoso. Tenho tentado muitas alternativas e nenhuma delas consegue me prender tanto quanto tentar tocar uma musica nova.
O que devo fazer para ter um estudo mais proveitoso, e como conseguir inspiração? Se puderem me ajudar agradeceria  Very Happy 

Mezaki Massaru Hagio

A coisa mais entediante do mundo é justamente ficar repetindo a música ou lição 40 vezes porque o professor mandou.
.
Primeiro ponto: uma única música ou lição, você tem tantas possibilidades de estudar ela das mais diversas formas possiveis. Isso se torna interessante, um grande desafio e bem proveitoso.
.
Mas em contra partida, você só vai ficar boa no que faz, vai ter um incentivo, sentir-se realizada se cada dia você pegar uma música diferente para estudar. Principalmente por causa da leitura a primeira vista, diversidades de técnicas e claro um gosto novo a cada dia.
.
Não adianta ficar tocando a mesma coisa que todo mundo toca. Busque novas possibilidades foras os estudos que seu professor lhe propoem.
.
É claro, não vai querer tocar coisa que o seu nível não dá. Aí você se frusta e acaba desistindo do violino. Não vai ficar tocando mesma coisa que já tocou 6 meses atrás. Não há santo que aguente.
.
Busque partituras que não seja fáceis demais e nem dificeis demais. Tem que ser uma música com um grau de dificuldade para tornar-se um desafio estimulante para você, mas tudo com equilibrio e cautela.
.
Tocar violino é diversão. É brincar. Sentir prazer. Começou a tocar coisas obrigado, pode largar mão! Aí é dose!
.
Música é arte. Arte não é competição. Competição é coisa de idiota comerciantes, os chamados no meio de Zé trechinhos.
.
Música é expressividade, sensabilidade, arte!
.
Então comece a se soltar, busque tocar uns choros, música celta, música cigana, baião, trevo, arrisque um jazz. Tente improvisar, faça floriados, fricote a música. Reescreva a música. Pinte o 7!
.
Solte esse talento que está dentro de você.
.
O grande problemas dos músicos ditos eruditos é justamente isso. Estão ensinando o povo a ser idiotas.
.
Na verdade não existe música erudita! Isso é coisa de ignorante. O que existe é música clássica. Existe é o músico erudito ou seja o músico estudado.
.
É necessário saber o que faz, porque faz e como fazer. Quando você entende esse principio, até com uma semibreve você sente prazer e incentivada a tocar.
.
Em uma música tem tantas coisas para se estudar: terminações femininas, masculinas, dinâmicas de fraseados, dinâmicas de período, entonação, vibrato, expressividade.
.
Muita gente apenas lê a música porque o professor só ensinar a ler, não faz desinências, do jeito que sobe a escala desce, não aprender a fazer o verdadeiro som detache, então o som é igualzinho do inicio ao fim, não tem expressividade. 90 por cento dos violinistas são assim, mas a música tem tantos elementos a serem trabalhados que se tornam algo muito complexo, um grande desafio e prazeroso ao estudar. Faça a métrica musical e coloque todos os elementos e verá como é prazeroso estudar. Nunca repita um fraseado repetivo igual ao outro. Nunca faça notas iguais repetividas. Sempre busque o elemento surpresa.
.
Comece a assistir muitos vídeos de violinistas famosos, feche os olhos, escute, busque elementos que eles fazem.  Absorva o que ver de melhor para criar o seu som.
.
É igual o Am do Vivaldi, nossa é horrivel ver as pessoas tocando. É concerto do Mi La La La. É coisa mais chata do mundo, porque todo mundo começa igual. Mi la la la. Que tédio! Eu quase durmo quando vejo as pessoas tocarem.
.
Barroco não é isso! Ele começa firme porém fraco, vai crescendo até explodir num som maravihoso gradativamente. Isso prende a atenção do ouvinte. Então explore esse tipo de técnica de expressividade.
.
Busque fazer a diferenciação de gomas nas músicas, isso é super desafiante.
.
O primeiro ouvinte que tem que gostar do som é justamente você!
.
Sintar prazer ao tocar, toque divertindo-se.
.
No que precisar estamos a sua disposição.
.
Um beijão.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Obrigado Leo!

Mensagem  Mezaki em 7/2/2014, 09:30

Nossa, nunca pensei nesse ângulo. Penso se um dia serei um bom violinista, vou seguir sua dica a partir de agora para ver se consigo seguir meu objetivo e ter proveito em meu estudo.
Obrigado pelo apoio Leo e que Deus o abençoe!  Very Happy

Mezaki

Pontos : 13
Reputação : 1

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 13/3/2014, 22:58

Mezaki escreveu:Nossa, nunca pensei nesse ângulo. Penso se um dia serei um bom violinista, vou seguir sua dica a partir de agora para ver se consigo seguir meu objetivo e ter proveito em meu estudo.
Obrigado pelo apoio Leo e que Deus o abençoe!  Very Happy

Quando se tem força de vontade e boas intenções, pode-se dizer que o Céu é o limite! Desejo sucessos a você!
.
No que precisar estou a sua disposição!
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe!

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3764
Reputação : 170

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 03:31

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: