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Aperto ou Esticamento do Arco

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Aperto ou Esticamento do Arco

Mensagem  Italo - Slog em 27/1/2014, 14:48

[size=30]Bom pessoal, estarei explicando para os violinistas iniciantes, a forma correta de deixar esticado o arco do violino.[/size]


Essa tecnica é usada por muitos violinistas, mas em caso de alguem não concordar com a forma fica na preferencia de cada um, que é uma coisa importante a preferencia.

Como é quanto devemos esticar o arco.

MUito?
Pouco?


Bom, se olharmos a espessura da madeira do arco, poderemos tirar essa duvida, o estico ou aperto deve ser realizado até que fique aproximadamente da mesma espessura do arco, deve-se sentir um preção significativa ao tentar aproximar a crina no arco.
dessa forma teremos um bom estico ou aperto da crina.


Espero ter ajudado, caso alguem discorde da técnica, por favor de sua opinião que é muito importante.

Italo - Slog

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Re: Aperto ou Esticamento do Arco

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 29/1/2014, 15:44

Italo-Slog escreveu:
[size=30]Bom pessoal, estarei explicando para os violinistas iniciantes, a forma correta de deixar esticado o arco do violino.[/size]


Essa tecnica é usada por muitos violinistas, mas em caso de alguem não concordar com a forma fica na preferencia de cada um, que é uma coisa importante a preferencia.

Como é quanto devemos esticar o arco.

MUito?
Pouco?


Bom, se olharmos a espessura da madeira do arco, poderemos tirar essa duvida, o estico ou aperto deve ser realizado até que fique aproximadamente da mesma espessura do arco, deve-se sentir um preção significativa ao tentar aproximar a crina no arco.
dessa forma teremos um bom estico ou aperto da crina.


Espero ter ajudado, caso alguem discorde da técnica, por favor de sua opinião que é muito importante.


A questão da tensão da crina, tem influências em vários fatores: A escola Russa por exemplo, gostam de maior tensão na crina, fazendo quase que o arco perca aquela curvatura (Envergamento) da vareta da madeira. Isso proporciona uma maior pressão no empunhamento do arco, pois a tendência é do arco salta por si só, isso facilita demais os spiccatos e o saltellato ligeiro, porém será necessário uma maior tensão no empunhamento do arco  para que não se perca o ponto de contato e sinta-se a aderência do arco na corda.
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A tendência é que se perca o arco rapidamente, pois a envergadura da vareta do arco, vai perde a vida útil bem rapidamente, sendo necessário levar o arco no arqueixeiro para novamente envergar através do fogo para que o arco volte ao estado original de uso.
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O arco quando mais envergado, maior é precisão nos golpes, seu amortecimento durante percurso na corda.
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Outras escolas utilizam o arco com menor tensão.
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O ideal é que use pouca tensão na crina, pois só assim o arco terá vida útil e melhor performance em rendimento em relação ao sistema físico de amortecimento dos impactos do percurso do arco na corda.
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O ideal é que a vareta do arco quase encoste na corda, porém esse tipo de técnica você perde um pouco nos spiccatos e saltelatos ligeiros, porém ganha em muito no Detaché em um som sinfonico e refinado.
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Porém vale observa que cada professor defende sua sardina. Então e acho que temos que encontrar um meio termo. O ideal como o professor Alejandro Drago, professor da Universidade de Dakota nos EUA que é formado em Moscou na Rússia e fez Master Class com o Perlman, disse que é meio termo. Não pode jamais ficar muito esticado e nem fica com pouca tensão.
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Eu já utilizei ao longo dos anos as duas técnicas, tanto a russa quanto a de baixa tensão, pois cada professor defende algo fazia da forma que meus professores me orientavam na época.
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Cheguei a conclusão que o ideal é como o Drago disse: o meio termo. Acredito que seja a mais funcional, não se perde muito em spiccato, saltellato ligeiro e nem em detache.
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Devemos fazer não é técnica russa apesar de ser a escola de virtuoses, nem italiana, nem francesa, nem japonesa, mas sim a que seja funcional para nossa anatomia e claro ao estilo de música que vamos tocar.
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De que adianta tocar com muita tensão no arco, sendo que não vamos fazer spiccato ou saltellato ligeiro? Ou seja, vamos dar vazão a algo que não vamos executar? O princípio de qualquer música é o golpe Detache, então, se não estamos tocando muito período romantico onde spiccato é obrigatório. Devemos usar uma menor tensão na crina. Claro nosso arco vai agradecer!!!
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Pessoal quer tocar barroco spiccando, mas o barroco é mais na corda do que fora da corda, assim como o Classicismo, todos querem tocar Mozart concerto 3 spiccando, mas ele é mais saltellato ligeiro do que spiccando. Então depende muito repertório, empunhamento de arco, postura e claro personalidade violinistica, estilo. Por isso é importante saber o que faz, como fazer e por que fazer antes de sair tocando. O Country por exemplo é muito lance de spiccato, cordas dobradas e glissando, distorção da notas. O cara que toca classicismo ou barroco vai se lascar se tentar tocar country, assim como o jazz que é pura improvisação, floreios, fricotes, um negocio mais leve e flexível, o cara que toca Beethoven não sai do lugar no primeiro compasso, já se lasca.
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Então é preciso respeitar cada estilo, cada repertório e procurar aprender cada técnica apropriada ao estilo e período da música que se quer tocar.
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Um forte abraço.
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Deus te abençoe.


"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
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