Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
12 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 12 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Sobre arco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sobre arco

Mensagem  Geiger em 16/1/2014, 12:13

Boa tarde!
Tenho dificuldade para tocar corretamente no talão, aquela coisa de ponta talão, talão ponta, sendo a dificuldade no talão. Aquela história de tocar o arco todo sem dar pra notar se está no talão ou na ponta, vocês entendem. 
Queria saber como resolver isso, algum exercício ou alguma coisa, pois é algo simples que se não for resolvido não dá pra evoluir.
Quem puder ajudar, agradeço.
avatar
Geiger

Mensagens : 13
Pontos : 29
Reputação : 1
Data de inscrição : 12/11/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sobre arco

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 23/1/2014, 10:51

FERVIOLINO escreveu:Boa tarde!
Tenho dificuldade para tocar corretamente no talão, aquela coisa de ponta talão, talão ponta, sendo a dificuldade no talão. Aquela história de tocar o arco todo sem dar pra notar se está no talão ou na ponta, vocês entendem. 
Queria saber como resolver isso, algum exercício ou alguma coisa, pois é algo simples que se não for resolvido não dá pra evoluir.
Quem puder ajudar, agradeço.

Olá querida Fernanda. Tudo bem contigo?
.
Talão é parte mais difícil de ser tocada, pois todo o mecanismo do arco passa exatamente é no talão, onde tudo vai ao extremo.
.
O talão é uma região pesada naturalmente, isso faz com que o som fique ou harmônico demais quando não se projeta bem o empunhamento de arco ou sujo demais.
.
O grande objetivo do violinista é justamente tirar o máximo de som, com maior qualidade possível sem fazer qualquer esforço, tem que parecer que tudo está sendo a coisa mais fácil do mundo.
.
Então para corrigir qualquer problema no talão é justamente fazendo um tratamento de choque! Para começar, você tem que ver qual o tipo de empunhamento de arco que você usa, postura do braço se é alta ou baixo, tem que verificar se o sistema de pronação e supinação está funcionando corretamente e claro o ponto de contato que você faz.
.
O empunhamento de arco é importante no talão que não tenha pressão do indicador, mas sim que o dedo mindinho esteja dobrado forçando a ponta do arco para cima e que esteja em um sextado do arco.
.
Postura é importante que você não esteja com o braço muito levantando, pois pode travar o seu braço a musculatura quando estiver tocando coisas ferradas, nem pode estar muito baixo. Leve em consideração que cada corda o braço tem que estar em determinada altura. .
.
O sistema de pronação e supinação é importante no talão que o dedo mindinho tire realmente o peso do talão e que o indicador fique apenas encostado na vareta sem pressão, apenas com a pressão necessária para dar direção ao paralelismo do cavalete para que ele não venha sair do ponto de contato.
.
Ponto de contato é importante que você ache o ponto certo do seu equipamento onde o som fique limpo, nítido e com alta sonoridade. Isso é algo de sensabilidade e muito teste. Mas quando mais próximo do cavalete, maior será sua sonoridade, porém ficará bem mais arenoso o som. É preciso equilibrar e saber exatamente o que você está tocando.
.
Esqueci de algo importante que é justamente você aprender a dosar a velocidade com quantidade de arco e pressão do arco sobre a corda e claro ponto de contato.
.
Quando menos arco você usar, menor tem que ser a pressão do arco sobre a corda, pois a velocidade terá que ser cada vez mais moderada e lenta, se colocar muita pressão, com certeza o som vai ficar sujo e o arco da umas travadinhas no meio do caminho.
.
O único exercício que eu sei que resolve é justamente fazer muita corda solta. Usando e abusando do sistema de pronação e ponto de contato. Faça notas muito longas com pouquissimo arco na região do talão, faça todos os tipos de notas na região do talão.
.
Para resolver esqueça o meio e ponta do arco por 3 meses. Comece a tocar todos os exercícios, música tudo na região do talão ou metade do arco inferior.
.
Toque o Am do Vivaldi todo no talão ou minuto do Bach.
.
O seu som vai mudar completamente. Vai ver o quando é gostoso tocar tudo no talão. Depois vai querer é tocar tudo no talão. Você vai evoluir muito.
.
No inicio eu tinha muito problema para tocar na ponta, pois eu tinha o punho muito duro, não dobrava. Ainda mais com as piadinhas dos colegas sobre ficar desmunhecando. Então eu não dobrava de jeito algum. Meu professor suou muito para fazer eu dobrar o punho na ponta. Ai surgiu um problema sério. Eu só usava ponta para tocar Bach e Vivaldi. Fui fazer aulas com outra professora que tinha mentalidade diferente do meu ex professor. Ela criticou duramente pois só usava ponta para Barroco. Ela fez todo um trabalho para que eu usasse só região do talão. Eu fiquei impressionado com a alta sonoridade e facilidade que é tirar som no talão.
.
Hoje estou mais para o meio do arco, conforme a orientação dela, mas todo esse trabalho abriu minha mente em relação a tirar o máximo de som possível, dependendo da região do ponto de contato, planejamento de arco e funcionalidade do sistema de pronação.
.
Quando a gente estudar no talão, tocamos com a maior facilidade em qualquer região do arco, em qualquer velocidade e com qualquer quantidade de arco.
.
Eu fiz todo um trabalho com cordas soltas. É muito importante você faz muita semibreve no bip do metrônomo em 60 bpm, muita breve, longa e máxima. Depois que fizer isso, você vai descobrir o paraíso.
.
Se quiser eu estou com algum tempo disponível, eu posso te avaliar e dar umas dicas via Web Cam.
.
Envia um e-mail para mim podemos combinar um dia. Email: violinistamorlix@hotmail.com
.
Um beijão.
.
Deus te abençoe.


"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
avatar
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3316
Pontos : 3803
Reputação : 174
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 36

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum