Violino Brasil
Últimos assuntos
Quem está conectado
20 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes :: 1 Motor de busca

ymoraes5948

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

Dicas vibrato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas vibrato

Mensagem  Newnation em 28/12/2013, 06:17

Comecei a estudar vibrato agora, gostaria de algumas dicas e se possível alguns videos para saber como praticar direito. Obrigado.

Newnation

Mensagens : 73
Pontos : 108
Reputação : 23
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 30

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 28/12/2013, 07:12

newnation escreveu:Comecei a estudar vibrato agora, gostaria de algumas dicas e se possível alguns videos para saber como praticar direito. Obrigado.

O estudo do vibrato é algo muito pessoal e quase ninguém vai te passar exercícios.
.
O vibrato só deve começar a ser estudado depois que sua afinação na primeira posição esteja perfeita e não perder mais nenhuma nota desafinada. Pois o vibrato é uma desafinação harmonica e diria eu uma maior expressividade do violinista, portanto o som do violinista já tem que estar construido, fazer os golpes de arcos mais variados e certinho, tem uma boa entonação, já praticar todas as dinâmicas de fraseados, dinâmicas de período, metrica do tempo e já ter uma boa desenvoltura de arco com um som limpinho, intenso e bem expressivo.
.
O estudo do vibrato é aquela coisa de tocar o violino como se fosse cavaquinho, tem que amolecer a falange, depois colocar o violino no pescoço e treinar o vibrato com o violino no pescoço sem arco. Depois parte para o estudo com o arco. Vai parecer uma ambulância no inicio. Tensionou o pare imediatamente, descanse e recomece.
.
E tem que treinar o movimento dos dedos para trás, para frente, depois juntar os dois para frente para trás.
.
O vibrato deve sempre ser iniciado com o movimento para trás. E depois voltar o dedo na posição que saiu. Se fizer para frente, fatalmente vai subir a afinação e tocar desafinado.
.
Deve ser treinado todos os dedos na escalas, depois cromaticamente.
.
O estudo do movimento do braço deve ser junto com o metrônomo, um movimento para cada pulso, depois dois movimentos para cada pulso, depois 4 movimentos para cada pulso. Não comece rápido, pois se vai ficar com um vibrato defeituoso, seco e falho. Então o estudo deve ser bem lento sempre, para aprender o movimento e entender cada movimento, pois o dificil não é vibrar rápido como todos pensam e sim vibrar lento.
.
Existe vários tipos de vibrato: braço, punho e dedo. Eles não são separados como os professores ensinam, mas sim um conjunto e complemento, pois seja qual for o vibrato, você vai usar o dedo, punho e braço. Então um é complemento do outro. Então estude primeiramente o vibrato mais fácil: de braço, depois que domina-lo com perfeição estude de punho e por último o de dedo.
.
O vibrado de braço é usado para música lenta e melodiosa, o de punho para música mais vibrante e rápida, o de dedo é para música barroca e movimentos rápidos e de posições altas.
.
O vibrato deve ser feito apenas em notas longas, jamais faça em notas rápidas, pois o vibrato pode te levar ao Céu ou ao Inferno, depende de como você vai usa-lo, pois se for mal colocado fica brega e estraga todo o seu som, muitas vezes é melhor nem vibrar do que vibrar errado.
.
É algo muito pessoal, a cereja do bolo, então use com bom senso e mostre toda sua expressividade e arte.
.
Basicamente é isso.


"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3277
Pontos : 3764
Reputação : 170
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 35

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas vibrato

Mensagem  Alexandre em 6/5/2014, 20:39

Excesso de vibrato é o responsável pelo desencontro das notas comparadas aos outros violinos?

Alexandre

Mensagens : 534
Pontos : 539
Reputação : 3
Data de inscrição : 27/06/2012

http://violinobrasil.forumfacil.net/forum

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas vibrato

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 7/5/2014, 08:53

Alexandre escreveu:Excesso de vibrato é o responsável pelo desencontro das notas comparadas aos outros violinos?

O vibrato é uma desafinação harmonica e uma subdivisão do ritmo. Não se pode ficar vibrando e esquecer da vida, perde batida da ritmica. Isso é problema de Pozzoli e metronomo ou seja não ter simetria, nada tem haver com o vibrato em si, mesmo sem vibrato com certeza vai desencontrar.
.
O metronomo é apenas para se ter uma referencia e ganhar simetria, mas isso é uma coisa que você tem que sentir dentro de si, pois pessoa que não tem ritmica na cabeça vai sempre perder o tempo da bola como dizemos no futebol.
.
Tem que fazer vibrato com o metronomo,  fazendo o vibrato lento, sem perder o bip da ritmica estudando em várias velocidades e subdivisão do vibrato. Se estudar rapido, vai ter um vibrato duro, errado e brega.
.
O vibrato é sempre para trás e nunca começe para frente. Claro grandes orquestras eles seguem sempre uma lógica ao vibrar, para o som ficar sinfonico e harmonioso, não é nada na sorte ou na fé! Tem muito estudo e conhecimento detrás disso.
.
O vibrato é última coisa que se põem no violino. Preocupe-se com outras coisas: ritmo, afinação, golpes de arcos. Só depois de ter uma afinação impecável, ler muito bem e ter o ritmos quebrados na cabeça é que pode começar a estudar vibrato. Ele é uma ornamentação. A cereja do bolo. Não adianta nada querer fazer o bolo começando pela cereja! Tem outras coisas mais importantes do que o vibrato.
.
A coisa mais horrível do mundo é ouvir alguém tocando desafinado com o som fraquinho e tentando vibrar um vibrato duro, mal colocado e falho.
.
O vibrato ele aflorece naturalmente no tempo certo, é umas coisas maiores expressividade e que mostra toda maturidade técnica do violinista.
.
O vibrato é uma coisa que faz você ir do Céu ao Inferno em apenas uma única música!
.
Tem que saber o que fazer, como fazer e por que fazer.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.


"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagens : 3277
Pontos : 3764
Reputação : 170
Data de inscrição : 17/02/2010
Idade : 35

http://violinobrasil.forumfacil.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas vibrato

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:43


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum