Violino Brasil
Últimos assuntos
» Que Breu usar?
13/3/2017, 10:38 por Zanca

» STRADIVARIUS
10/3/2017, 22:02 por JOAO VICTOR VICENTE

» [VENDA] Violino Alemão
10/3/2017, 09:45 por brunopgg

» Troca de kit do violino
10/3/2017, 07:44 por Jhony18

» Cavalete Diferença
4/3/2017, 20:54 por Robson Oliveira

» Breus ??
3/3/2017, 08:31 por Zanca

» Arco (tipos, qualidade, partes, peso, dúvidas e etc...)
27/2/2017, 12:09 por Zanca

» Viola de arco qual a melhor?
24/2/2017, 13:51 por allegro ma non presto

» Respondo a qualquer dúvida sobre violino
21/2/2017, 08:44 por Bruno Fabrini

Quem está conectado
28 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 28 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 106 em 1/9/2012, 17:16

abrir o som do violino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

abrir o som do violino

Mensagem  abnerram em 15/12/2013, 10:50

Sobre o amadurecimento do som do violino, quanto tempo dura ?

Tem algo que posso fazer para o som amadurecer mais rápido?

Eu li um artigo que um homem dizia, ""pode tocar intervalos harmônicos(cordas duplas), além do estudo normal no instrumento. Faça sequências de terças, quartas, quintas, sextas, sétimas, oitavas e intervalos superiores. Execute tais intervalos em todos os tons, em várias posições e cordas diferentes
Isso ajudar a agilizar o processo de abertura e estabilização do "som da madeira"".
Isso que ele diz é verdade ?

Coradas de aço também ajudam ?
Marca de cordas de aço com preço acessível ? 
abnerram

Pontos : 52
Reputação : 4

Re: abrir o som do violino

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 17/12/2013, 10:07

abnerram escreveu:Sobre o amadurecimento do som do violino, quanto tempo dura ?

Tem algo que posso fazer para o som amadurecer mais rápido?

Eu li um artigo que um homem dizia, ""pode tocar intervalos harmônicos(cordas duplas), além do estudo normal no instrumento. Faça sequências de terças, quartas, quintas, sextas, sétimas, oitavas e intervalos superiores. Execute tais intervalos em todos os tons, em várias posições e cordas diferentes
Isso ajudar a agilizar o processo de abertura e estabilização do "som da madeira"".
Isso que ele diz é verdade ?

Coradas de aço também ajudam ?
Marca de cordas de aço com preço acessível ? 

A Paz de Deus, meu irmão.
.
Amadurecimento ocorre durante toda sua vida. Vai levar anos e séculos.
.
Amadurecimento correto e mais rápido deve ser feita uma regulagem períodica de ano em ano, o violinista deve ser um bom violinista e tocar afinadíssimo, assim a madeira cria simpátia por certas frequências e claro o violino deve manter o seu verniz original, deve se evitar rachaduras e machucados e claro minimizar mudanças bruscas do tempo, umidade, bolor e fungos. Pois além de precisar ser bem tocado com suas frequências no ponto máximo, o violino deve ter condições para que a madeira possa secar naturalmente é importante a madeira respirar todos os dias. Para isso é necessário deixar o violino com o case aberto o maior parte do tempo para que a madeira fique na temperatura ambiente e para que a madeira possar respirar.
.
O processo de amadurecimento, não necessita cordas de aço, pelo contrário é interessante as cordas de Perlon que tem maior qualidade de timbre, isso ajudara em muito o violino ter um timbre de qualidade.
.
Abertura dos poros madeira é uma coisa, amadurecimento do som do violino é outra.

O comentário que você viu realmente procede, porém não somente terças, quinta etc, mas sim segunda menor, segunda maior, terça menor, terça maior, quarta justa, quinta diminuta, quinta justa etc...
.
Mas é mais uma questão de intensidade do que geração de frequências, as geração tem mais haver com amadurecimento do som do que abertura do som.
.
As cordas de aço geralmente por serem mais intensas ajudam a abrir o som, porém elas são de péssima qualidade sonora, então recomendo o uso somente para abrir o som. Depois de em torno de 1 ano, troque por Perlon.
.
Recomendo as cordas Pirastro Chromcor para abrir o som, depois para amadurecer pode usar a Pirastro Tônica.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Pontos : 3772
Reputação : 171

http://violinobrasil.forumfacil.net

Mensagem  Marcus V. em 17/12/2013, 20:58

Léo, aproveitando o tópico. rs

Comprei meu violino contigo, certo? Com meu violino que tu regulastes, posso colocar uma pirastro chromcor? O que você recomenda no meu caso? Levando em conta que o meu violino é de fábrica. Isto tem muita diferença? Ou as dicas procedem?

Boa noite aos membros! Que o Eterno vos abençoe!
Marcus V.

Pontos : 158
Reputação : 1

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 17/12/2013, 22:33

Marcus V. escreveu:Léo, aproveitando o tópico. rs

Comprei meu violino contigo, certo? Com meu violino que tu regulastes, posso colocar uma pirastro chromcor? O que você recomenda no meu caso? Levando em conta que o meu violino é de fábrica. Isto tem muita diferença? Ou as dicas procedem?

Boa noite aos membros! Que o Eterno vos abençoe!

No seu caso eu recomendo a Pirastro Tônica, pois o violino já foi ajustado, pois eu já fiz uns procedimentos para abrir o som, ele vai abrir mais rapidamente.
.
O processo de abertura de violinos seja de fábrica ou de autor são os mesmos, porém os violinos de autores em geral muitos luthiers tocam um tempo neles para abrir o som para depois vender, já os de fábrica vem além de desregulado vem com o som totalmente fechado, quando está desregulado é muito lento e pouco percetivel a abertura de som, diferentemente de um violino de fábrica que foi regulado, ele abre o som muito rapidamente.
.
Se precisar de Pirastro Tônica eu tenho a pronta entrega para vender.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

"Não por força nem por  poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor   dos Exércitos" (Zc 4:6). 
£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Everson Amancio em 18/12/2013, 10:50

ApdD meus irmãos.
Aproveitando o assunto minha viola logo no começo coloquei cordas Mauro Calixto nelas, será que ela abriu o som como deveria?
Se não abriu tem algo que eu possa fazer para abrir agora?
Everson Amancio

Pontos : 31
Reputação : 3

Mensagem  £ëø Mø®£ix em 19/12/2013, 00:00

Everson Amancio escreveu:ApdD meus irmãos.
Aproveitando o assunto minha viola logo no começo coloquei cordas Mauro Calixto nelas, será que ela abriu o som como deveria?
Se não abriu tem algo que eu possa fazer para abrir agora?

Amém meu irmão.
.
Se sua viola está devidamente ajustada e regulada, o som vai abrir naturalmente. É claro que colocar cordas de aço, elas vão abrir mais rapidamente o som, porém se perde a qualidade.
.
A abertura do som se deve primeiramente a quantidade de horas tocada todos os dias, quanto mais toca-la e por mais tempo, ela tende a abrir rapidamente quando está no seu ponto máximo em relação a sonoridade que sua viola tende a oferecer sem perda da qualidade do som.
.
Muitas vezes, principalmente instrumentos feitos com madeira nacional, eles tem o som anasalado, soa para dentro, mas se for feita com madeira tradicional e você sentir o som para dentro e bem anasalado pode ter algo errado. Não pode confundir o timbre com sonoridade. São coisas diferentes.
.
Pontos a serem avaliados: quantidade de tempo que se toca todos os dias, regulagem, matéria prima e tempo de uso da viola. Esses são fatores determinantes para concluir se a viola abriu o som ou não.
.
Mesmo com a Mauro Calixto ela tem que abrir o som, na verdade o ideal é uma corda de aço para abrir o som, mas a Mauro Calixto ela abre o som também, porém de forma mais lenta.
.
Caso o som esteja fechado o ideal é levar em um luthier e fazer uma regulagem, pode mesmo que não fizer a regulagem  pode colocar cordas de aço até o período de abertura esteja no ponto ideal, pois você coloca as cordas de Perlon.
.
Um forte abraço.
.
Deus te abençoe.

£ëø Mø®£ix
Admin

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: